
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre 28 países dos 116 analisados pela organização, que possui estratégia de prevenção ao suicídio.
A taxa prevalente de depressão é de 2% a 5% da população em geral. É muito mais comum em mulheres.
Causas que podem levar ao Suicídio
A grande maioria dos casos de suicídios está relacionada a um transtorno psiquiátrico. Bem como: depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, uso abusivo de álcool e drogas. Sendo a depressão o transtorno que merece uma atenção especial, pois, a pessoa que comete o suicídio, não está passando por momentos bons em sua vida. Como dificuldades financeiras, conjugais ou familiares. Com isso ela começa a ter sentimentos de extrema tristeza, desamparo, desamor e não vê esperança em seu futuro.
O transtorno da depressão impacta tanto a vida do indivíduo com esse transtorno, como a dos familiares. Interfere em relacionamentos interpessoais, nas atividades prazerosas e no funcionamento psicossocial. Muitas vezes, podendo levar a pensamentos disfuncionais, à ideação ou até mesmo à consumação do suicídio. Por isso, a importância de trabalhar com técnicas que vão auxiliar na redução dos sintomas.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas clínicos da depressão são: indivíduos não se sentem felizes, permanecem desanimados a maior parte do tempo e sem esperança. Relatam que nunca foram capazes de sentir alegria. Assim, quando fazem uma auto avaliação o que predomina são pensamentos negativos, desvalor, baixa autoestima. A visão de futuro é pessimista e negativa.
Existe uma tríade cognitiva negativa, nesta tríade o indivíduo apresenta uma visão negativa de si, dos outros e do futuro. Dessa forma, a desesperança é um dos domínios que mais se apresenta em indivíduos em depressão.
A desesperança por ser uma cognição, uma crença em que o futuro não tem perspectiva, está diretamente ligada à ideação suicida. Ela pode ser ativada a qualquer momento, bem como, no momento antecedido ao suicídio.
Indivíduos que estão em depressão apresentam muito sentimento de culpa e remorso e se sentem incompetentes. Assim, são incapazes de sentir prazer ou realização.
Tratamento
Para o tratamento de indivíduos em depressão é necessário levar em consideração aspectos psicológicos, sociais e biológicos destes. Assim, são muito eficazes a psicoterapia e o tratamento com antidepressivos, levando em consideração o meio social e cultural em que estes indivíduos vivem. Assim, compreendendo suas dimensões psicológicas e biológicas.
As psicoterapias podem trabalhar de diferentes modelos, como terapia em grupo, terapia individual, psicodinâmica breve, comportamental e terapia cognitiva comportamental. Para o sucesso da terapia é necessário: motivação, comprometimento e ambiente estável. Sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Terapia Cognitiva Comportamental
Constatou-se que a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é muito eficaz no tratamento de indivíduos em depressão. O objetivo desta terapia é trabalhar a mudança dos pensamentos disfuncionais e nas crenças destes indivíduos, alterando déficits comportamentais.
A melhora dos sintomas da depressão com antidepressivos é de 60% a 70%, no tempo de um mês.
Como Ajudar
Primeiramente para ajudar a prevenir é preciso estar atentos a sinais que essa pessoa que você conhece e que pode ser alguém de sua família, colega de trabalho ou escola, está mostrando. Alguns comentários: “quero morrer”, “quero sumir e nunca mais voltar”, “cansei desta vida”, e estar atentos a alguns comportamentos como: a pessoa começa a se desfazer de coisas, deixa de fazer atividades das quais ela considerava prazerosa, encerra a agenda e, alguns comportamentos diferentes do habitual, como usar roupas diferentes do que usa sempre, isolamento social.
Nestes casos, quando existir a suspeita de que esta pessoa está com pensamentos suicidas e comportamentos suspeitos, o mais importante é demonstrar empatia e acolhimento por essa pessoa. Assim, a importância de perguntar o que ela está sentindo e, tentar apresentar outras soluções.
E saber que existe o Centro de Valorização da Vida, que atende 24 horas/dia, ligando para o 188.